quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tirinhas Cisco do Amor



Para ver mais tirinhas, acesse: http://www.ciscodoamor.com.br

Homenagem ao pároco

"Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem" (Beato João Paulo II)

E assim foi...escolhido entre muitos jovens, no interior de Minas Gerais, tirado do meio do povo, e devolvido a esse povo como Sacerdote do Altíssimo, consagrado e no exercício desse dom, Deus o trouxe até nós, e como discípulo do Pai está em nosso meio há 7 anos, homem simples, conduzido a realizar seu apostolado sacerdotal em nossa paróquia, Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.

Como a exemplo de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos, Pe. Ademar Ermelindo Pimenta vive intensamente sua vocação, buscando na Palavra de Deus e na Eucaristia forças para levar adiante seu ministério. Mais que guia, ele é pastor, pai, irmão, a conduzir seus paroquianos. Agradecemos ao nosso Pai Celestial por tamanha vocação e por sua doação dia após dia, na luta constante para construção do Reino de Deus neste mundo!

Deus o abençoe, Pastor, Pai, Padre Ademar Ermelindo Pimenta, por intercessão do Santo Cura d’Ars!

Homenagem ao nosso Sacerdote pelo Dia do Padre
Equipe Pascom e paroquianos

Igreja Matriz realiza a sua 3ª Jornada Litúrgica.

Com o tema “Porque ELE vive” aproximadamente 50 pessoas entre paroquianos e visitantes do Vicariato se reuniram para dar continuidade aos estudos no campo da Liturgia.

As conferências com temas como :“Igreja, Povo de Deus”, “Ser vida para celebrar a vida entre irmãos” e “Igreja é uma família” foram ministradas pelo nosso Pároco Pe. Ademar, que aprofundou o estudo da Constituição Lumen Gentium do Concílio Vaticano II

"Não adianta realizar o processo sem estudo, sem maturação" (Pe. Ademar)

A Sra. Tânia, resumiu a essência dessa Jornada: “Dentro da liturgia não há distinção de Pastorais ou Movimentos e sim, somos UMA só Igreja, Corpo vivo e testemunhas da Ressurreição!”

E você, caríssimo(a) Paroquiano(a), se não pôde estar nesta Jornada coloque em sua agenda!!!! A próxima será no dia 25 de setembro com início na Missa das 8h e mesmo que você não tenha participado das outras, nunca é tarde para beber dessa fonte! No mais, a Paz!

Por Luis Marcelo

Comunidade educativa que se mantêm fiel.

Fundado em 1900, o Colégio Nossa Senhora das Dores passou em 1962 a ser dirigido pela Congregação das Irmãs da Imaculada de Santa Clara, a qual atendendo ao apelo do Santo Padre, o Papa João XXIII, de enviar missionários para a América Latina, na pessoa da Madre Geral Ir. Giuliana Tarullo enviou as cinco primeiras Irmãs ao Brasil, para abrir em novos horizontes o carisma inicial das fundadoras Irmãs Faioli, mães e educadoras da juventude feminina.

Desde então o Colégio vem orientando com amor, fé e seriedade crianças e jovens do Município de São Gonçalo na nossa Diocese.

Dando continuidade ao carisma das três irmãs de sangue Teresa, Cecilia e Antonia Faioli, nossas Madres Fundadoras, estamos sempre disponíveis para servir os irmãos, especialmente aos que mais precisam. Prosseguimos o sonho iniciado por elas que é o de amar e educar.

Toda ação do Colégio fundamenta-se na filosofia franciscana visando formar uma comunidade educativa que se mantenha fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo. Atualmente é um desafio viver esta proposta de ser escola católica em uma sociedade que cada vez mais valoriza o individualismo e os bens materiais. Confiantes, porém na graça de Deus, procuramos em nosso colégio transmitir valores, tais como o respeito recíproco, a interação construtiva e a valorização da cultura, com a finalidade de dar formação humana, intelectual e cristã, valores esses tão necessários para o desenvolvimento integral de nossas crianças e nossos jovens.

Para obter êxito nesse princípio buscamos a colaboração e a integração das famílias de nossos educandos ,através do diálogo, da presença amiga e da tomada de consciência que eles são os agentes principais que podem nos ajudar a educar para transformar.

Vivendo este ideal seguimos em frente, acreditando que uma sociedade se constrói com os pequenos gestos do dia a dia.

www.colegionsdores.com.br
colegionsdores@yahoo.com.br
Texto escrito por: Irmãs do ColégioN.Sra. das Dores

Participação especial: Seminarista Marcus Vinícius

A todos, paz e bem, em Jesus Cristo, nosso Senhor. Sou o Seminarista Marcus Vinícius Santana da Silva, curso o 3º ano de Filosofia venho falar sobre o tema VOCAÇÃO SACERDOTAL, vida religiosa consagrada a Deus, vida esta dada por Deus a nós, por amor, pois Ele é a vida, e nos fez participantes de seu Ser.

A vocação sacerdotal está compreendida dentro dos Sacramentos de Serviço que são: matrimônio e ordem. A vocação ao sacerdócio é ao mesmo tempo humana e divina. O Senhor chama quem Ele quer e dá os dons a quem melhor lhe apraz. Este chamado é de todo especial, sublime , eminente e inaudito.

Ao responder de forma positiva e obediente ao chamado de Deus, o rapaz encaminha-se a um Seminário, onde será formando, orientado, instruído para tornar-se futuramente um sacerdote da igreja, ou melhor, um sacerdote do Altíssimo. Ao responder de forma positiva e obediente ao chamado de Deus, o rapaz encaminha-se a um Seminário, onde será formando, orientado, instruído para tornar-se futuramente um sacerdote da igreja, ou melhor, um sacerdote do Altíssimo.

Durante o período de formação somos avaliados por meio de 5 dimensões : espiritual, intelectual, humana afetiva, comunitária e pastoral.

O período de formação no SSJ é de 9 anos, chamados Propedêutico (adaptação e adequação) – Filosofia(3 anos) - Estágio Missionário(1 ano) - Teologia(término de formação). Hoje,a equipe de formação compõem-se de 3 preclaros sacerdotes: Pe. Douglas (Reitor do SSJ), Pe.Sérgio Luis (ViceReitor) e Pe. Demétrio (Diretor do IFTSJ e Diretor Espiritual residente).Pedro Paulo do 4ºano de Teologia como prefeito de Disciplina.

Enfim, a vocação sacerdotal não é um direito e algo que alguém possa arrogar-se ou apropriasse desta honra, mas um dom de Deus, que escolhe quem Ele quer. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto ( Jô, 15,16). Devendo cada um permanecer na vocação à qual fostes chamados (Ef. 4,1).

Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói
Rua Dr. Genserico Ribeiro, 59 - São Lourenço
24.060-045 - Niterói - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2717 1855
iftsjniteroi@gmail.com
site: www.ssjniteroi.gov.br

Homenagem aos pais: Carta ao meu filho

Meu filho(a),

No momento em que escrevo esta carta, não sei se serás menino ou menina, mas o que tenho certeza é que te amo há muito tempo. O seu lugar, aqui neste mundo, já estava reservado desde quando pela primeira vez, eu ouvi ,através da letra de uma música, que a minha geração era o futuro da nação e que iria mudar o mundo.

Pois bem, eu já antecipo que nesta empreitada, ainda não obtive êxito, mas continuo tentando. É bom você ficar logo sabendo que seu pai não é nenhum super herói, por mais que você pense dessa forma. Talvez ao seu lado, juntando minha experiência e sua juventude, consigamos mudar alguma coisa, mas a única garantia é que podemos sempre contar com o amor de Deus em qualquer direção que dermos a nossas vidas.

O mundo nada mudou desde quando nasci, e é o que você irá encontrar quando aqui estiver ao nosso lado. Os homens continuam em busca de riquezas materiais, pensando que é o caminho para um mundo melhor. Mas o que aprendi, não é nada disso. Aprendi que o AMOR transforma tudo, e através dele que vem a caridade, que é um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo, e ao próximo.

Amado filho(a), caso queira fazer parte desta jornada de fazer um mundo melhor, o primeiro de muitos conselhos que lhe darei ao longo de sua vida, é que guardes sempre em seu coração essas palavras:
"A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (l Cor 13,4-7).


Te amo filho(a). Seja bemvindo a este mundo!

Seu pai.

Chamados a servir!

No ano de 1842, Dom Agostinho Francisco Benassi, ao assumir o episcopado em Niterói, escolhe o Palacete da Soledade(abandonado), para residência e cúria diocesana, onde em 1895 a família de dona Francisca Elisa Xavier, a Baronesa Soledade, doa a Igreja.

Dom Benassi logo percebe a falta de um seminário para formar o clero da diocese. Criou-se,então, em 11/01/1909, o Seminário Menor sob o patrocínio de São José, sendo ele o 1º Reitor. Pe. José Joaquim Coimbra (Portugal), foi o 1º seminarista e sacerdote ordenado.

Na década de 50, ocorreram transformações estruturais, no bispado de Dom João da Matha Amaral, como a construção de um grande prédio para acolher seminaristas, nomeado Pavilhão Dom Bennassi, inaugurado em 16/06/1954. Além da criação da estrada de acesso ao SSJ, pela rua Genserico Ribeiro.

Diz-se que o SSJ é “a pupila dos olhos dos Bispos”. E na Arquidiocese de Niterói, cumpre-se fielmente tal dito. Durante todos esses anos, todos os bispos que passaram pela Arquidiocese de Niterói deixaram um pouco de si para o seminário.

Com o falecimento de Dom Carlos Alberto Navarro em 02/02/2002, assume o episcopado Dom Frei Alano Maria Pena, O.P., atual Arcebispo de Niterói. Foi ele o idealizador e fundador do Instituto Filosófico e Teológico São José de Niterói, fundado em 21/02/2005. Localizado no próprio SSJ, o Instituto viabiliza os estudos do triênio filosófico e o quadriênio teológico aos seminaristas e leigos da Arquidiocese.

No SSJ, existe um projeto especial chamado “ Deus Proverá” , criado no ano de 2004, tendo por objetivo a reforma e manutenção das centenárias instalações. Integrando diversas ramificações da sociedade, como o Serra Clube, também reúne antigas amizades para a prática do bem comum, como Marilda, Ieda e Tina, que unânimes dizem: “ depois que você começa a trabalhar, não quer sair mais”. Várias atividades e festividades ocorrem no decorrer do ano, tais como a Festa do Patrono São José (19 de março),Retiros para Jovens, Festa Junina_Arraiá do SSJ(julho), Chá Beneficente (2º quarta-feira do mês às 15h00 ), Lançai as redes (final do ano), Cursos de formação (Estrela da Evangelização e CPC (informa-ções na secretaria).

Este ano o projeto tem como meta a construção de uma nova capela para melhor acomodar os amigos, arrecadadores e benfeitores, além dos aproximados 80 seminaristas residentes. Animada pela Banda do SSJ, ocorre no 1ºsábado do mês a tradicional “Missa das Famílias” às 17h00, reunindo os familiares e amigos dos seminaristas em formação, onde você que ora nos lê, também está convidado(a)!

Venha, a famí-lia SSJ te espera!

Por Patrícia Mota

Porque ELE vive, eu posso crer no amanhã...

Vicariato São Gonçalo prepara grande Festa para celebrar o Jubileu de Ouro Sacerdotal de D. Alano.

Estamos vivendo as alegrias da celebração do Jubileu Áureo de Vida Sacerdotal de nosso amado Pai e Pastor, D. Frei Alano Maria Pena O.P.. Mas qual o significado desta celebração?

A palavra jubileu vem do hebraico, “yovel”. Refere-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo. Há estudiosos que oferecem mais uma explicação: Supõe-se que “yovel” vem do verbo hebraico trazer de volta, pois os escravos voltavam a seu estado anterior de liberdade, não sendo mais servos de homens e sim apenas do Criador e os terrenos também voltavam aos proprietários originais. A cada sete anos era celebrado o ano sabático, no qual se deviam perdoar todas as dívidas. E a cada 50 anos se celebrava o Jubileu marcado por um tempo de Paz e Reconciliação, um tempo de festa e perdão, enfim um tempo de Graça Divina. (Fonte: Wikipédia)

E é justamente neste tempo de Graça e festa que se encontra toda a nossa Família Arquidiocesana celebrando os 50 anos de dedicação, de luta, de entrega deste Filho predileto de Nossa Senhora e São Domingos, que em outubro de 1961 deu o seu “sim” definitivo a Deus e foi conduzido a inúmeros lugares para evangelizar, até que em 2003 chegou em nossa Arquidiocese e desde então nos leva com sua pregação e exemplo a sermos cada vez mais apaixonados por Jesus e fiéis Discípulos e Missionários da Igreja fundada por Ele.

E para tanto, o nosso Vicariato irá realizar no dia 28 (domingo) deste mês, uma linda celebração para marcar esse momento tão significativo. Será na Fundação Rincão do Senhor situado na Rua: Salvatóri, 413 - Água Mineral - São Gonçalo - RJ com início previsto às 16 h com um grande momento de louvor, seguido da recepção ao nosso Arcebispo, que irá presidir a Solene Eucaristia concelebrada por todos os Sacerdotes de nosso Vicariato. Neste dia não haverá a Santa Missa das 19 h em nossa Igreja Matriz, os demais horários serão mantidos.

Por Luis Marcelo