quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primeira peregrinação ao Cristo Redentor

“Venha passar uma tarde especial, visitando uma das 7 MARAVILHAS do mundo contemporâneo com a  PASCOM!!!”

A nossa 1ª Peregrinação ao Cristo Redentor inclui a seguinte PROGRAMAÇÃO:
  • Deslocamento de ida e volta – ponto de apoio Pátio da Matriz
  • Acesso e subida ao Corcovado
  • Santa Missa - 15h00 - celebrada pelo Pe. Marcos, Capela Nossa Senhora Aparecida na base do monumento
  • Transporte com ar condicionado e serviço de bordo credenciado EMBRATUR 
Informações:

Valor: R$ 60,00 – criança até 5 anos no colo isento
Data: 20 de novembro de 2011
Saída:  13h00 – ponto de apoio Pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante
Retorno:  18h00
Reservas na Pascom via e-mail: pascom@vozdoamarante.com.br
Telefones:  Patricia Silva (21) 9548-6001 – Luis Marcelo(21) 9296-0241
Secretaria da Igreja: Kilse ou Ronaldo – (21) 2712-1000

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nota de Falecimento: Padre Odir Santos Barbosa

Faleceu aos cinqüenta sete anos de idade, o Padre Odir Santos Barbosa.

O Padre Odir foi ordenado, no dia 11 de Setembro de 1998 em Eunápolis na Bahia, e atualmente estava em uso de ordens.

O Padre Odir faleceu ontem,15, às 21 horas no Hospital das Clinicas de São Gonçalo no Centro de São Gonçalo. Padre Odir faleceu por complicações de diabetes mellitus, segundo informações de amigos o Padre estava internado no hospital há pelo menos 15 dias.

Dom Frei Alano Maria Pena OP, celebrará às 15h exéquias na matriz de São Gonçalo do Amarante, em São Gonçalo e, logo após, o corpo será encaminhado para o Cemitério São Gonçalo onde será sepultado.

Com nossas orações, expressamos nosso agradecimento a Deus pelo Padre Odir Santos Barbosa que tanto zelou pelas ovelhas confiadas aos seus cuidados.

Dom Frei Alano Maria Pena O.P. pede que sejam solenemente celebradas Santas Missas, por intenção de sua alma, em nossas Paróquias.

Padre Odir Santos Barbosa

* 20.07.1954    † 15.09.2011

Filho de Odilon Cunha  Barbosa e de Maria do Carmo Santos Barbosa, Pe. Odir nasceu em São Gonçalo-RJ, no dia 20.07.1954.

Foi ordenado Diácono no dia 19.07.1988 e, em 11.09.1998, na Diocese de Eunápolis-BA ordenou-se Sacerdote.

1998 a 2004 – Exerceu funções sacerdotais na Diocese de Eunápolis-BA;
07.2004  -  Chegada na Arquidiocese de Niterói;
16.09.2004 a 16.06.2006 – Uso de Ordens – Paróquia São Gonçalo de Amarante;
17/06/2006 a  20.11.2007 – Uso de Ordens – Catedral Metropolitana de São João Batista;
21.11.2007 a 2008 – Vigário Paroquial para atender a Capela da Irmandade  São Jorge, da Catedral Metropolitana de São João Batista;
2008 – Aposentado, por motivo de saúde.

Roguemos a Deus Pai pelo seu descanso eterno!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Informativo do mês de setembro da paróquia N.S.Fátima - Barro Vermelho

No informativo deste mês os jovens da paróquia de N.S Fátima contam como foi a Jornada Mundial da Juventude em Madri.

Baixe o informativo aqui!

Vicariato São Gonçalo abraça Dom Alano

“O Jubileu só tem sentido N'Ele, por Ele e para Ele...”
O Vicariato Episcopal de São Gonçalo, festejou com grande alegria, no dia (28) de agosto, os 50 anos de Sacerdócio de nosso amado Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena. O evento ocorreu na Fundação Rincão do Senhor , localizado na Água Mineral em São Gonçalo. Dom Alano foi recebido pelos fiéis com cartazes coloridos, faixas largas, fotos com banner , em meio ao louvor, animado pela banda do Seminário São José.

Antes da celebração da Santa Missa, houve homenagens e oferecimento de presentes representando todo o povo gonçalense, assim como, a vida sacerdotal deste servo pastor , como a procissão de rosas amarelas e brancas, levadas ao altar por representantes das 15 paróquias do vicariato. Participaram deste momento, grande número de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e autoridades civis presentes.

Na abertura da celebração, Dom Alano em poucas palavras, fez menção a importância de celebrar seus 50 anos de vida sacerdotal, dizendo “ o Jubileu só tem sentido N'Ele, por Ele e para Ele...” referindo-se a figura de Jesus Cristo. Em outro momento destacou o Sacerdócio citando “..... é o ofício a serviço do amor , da paixão pela vida, da misericórdia e da família...”.

Marcando o final da solenidade, foi aplaudido de pé, por aproximadamente sete mil pessoas presentes, o grande pastor que no dia (07) de outubro, a noite, reunirá em uma missa solene no Ginásio Dom Bosco, em Santa Rosa, todo o clero de Niterói e demais convidados. Todos os fiéis estão convidados a abraçar a este dedicado Pastor nesta data tão significativa! Estejamos presentes com nossas famílias e amigos neste dia.

Por Patrícia Motta

Palavra do Pároco

Setembro - Mês da Bíblia

A Igreja respira e vive a partir da Palavra de Deus, desde o mais simples leigo ao Colégio dos Cardeais. É impossível um membro da Igreja, sobreviver no mundo atual sem uma profunda experiência da Bíblia em sua vida. Ela é força que restaura vidas e que nos leva a conversão diária (Mc 1,15). Somos desafiados a sermos homens e mulheres de oração, temos como espelho Maria, conforme nos apresenta At 1,12-14 no cenáculo Maria em oração.

Lamenta-se que após 50 anos do Concílio Vaticano II, tantas vidas não fazem experiência da Palavra de Deus, uns por acomodação, outros porque não tem oportunidade. LG. 5 diz: “Não importa o estado de vida, somos chamados a SANTIDADE” (1 Pd 1,14-16) sede santo, o Pai é Santo. Na 2 Tm 4,1-5 insista na pregação da Palavra de Deus. Continua a exortação, 2 Tm 3,16-17 recomenda: Toda Palavra é útil para educar , para corrigir , a fim de que o homem de Deus esteja preparado para uma boa obra.

A Palavra do Papa vem brindar no documento Verbum Domini, o cristão atento no processo de formação. Ele tem fonte segura para alimentar a sua fé na Palavra do Magistério. Não sem razão São João nos adverte “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). No mundo fracionado, marcado pelo egoísmo, devemos nos ater na mensagem de Jesus: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 15,12).

Que os cristãos aproveitem deste mês para crescer e servir mais, a partir da Bíblia, quer nas celebrações litúrgicas, como também a nível pessoal.

Pe. Ademar Ermilindo Pimenta
- Pároco -

Encontro Vicariato São Gonçalo

No dia 21 de agosto, encerrou-se a formação dos leigos alicerçados no Plano Pastoral Arquidiocesano

No Vicariato São Gonçalo, sob a orientação do Vigário Episcopal Pe. Ademar Ermelindo Pimenta, aproximadamente 75 pessoas participaram deste encontro. Em amplitude de quatro meses, decorreu-se a apresentação do Seminário Vicarial e posteriormente o Curso de Evangelizadores. Pe. Ademar falou da formação permanente do leigo, dizendo:
“É preciso que haja uma formação permanente do leigo, para que positivamente se dê a aplicabilidade do Plano Pastoral Arquidiocesano em nosso Vicariato”.
Em setembro, os participantes das 15 paróquias do Vicariato farão o repasse do que aprenderam em suas paróquias, para que no mês de outubro ocorra um grande mutirão de evangelização pelos bairros de São Gonçalo. Vários sacerdotes deram a sua contribuição na construção do conhecimento do laicato de São Gonçalo, entre eles Pe. André e Pe. Antonio Aguiar . Nesse contexto, os leigos na sua missionaridade contribuíram na organização estrutural dos cursos de formação, em busca da formação permanente.

por Comissão Vicarial - São Gonçalo

Exaltemos, pois, a Santa Cruz

A Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz 14 de setembro
O calendário litúrgico do mês de setembro traz uma festa que, para muitos é motivo de surpresa e para outros de crítica: a festa da Exaltação da Santa Cruz! Se Jesus morreu na cruz não parece estranho exaltarmos o instrumento que o matou? Como é possível que a cruz, símbolo da dor e de tão amargas lembranças, tenha dado origem a uma festa?

A celebração na qual exaltamos a Cruz de Cristo nos quer recordar o profundo Amor de Deus por nós. Deus amou tanto o mundo que lhe enviou seu Filho único! A dor de Cristo, seu abandono e solidão foram sementes de Vida, semeadas na Cruz, por todos os homens e mulheres de todos os tempos. Para que o sofrimento de cada pessoa tivesse sentido e valor . Era preciso que a semente caísse em terra e morresse para dela brotar a vida, e vida em plenitude.

A cruz era instrumento de dor e vergonha, mas tornou-se trono da glória. Passou a ser símbolo de salvação e ressurreição. Foi o altar da remissão dos pecados do mundo. Nela se imolou o Cordeiro de Deus! Por isso ela está em nossos altares, no alto de nossas Igrejas e, cada dia com fé, nós nos marcamos com o sinal da Cruz, sinal do cristão. Na Cruz se manifestou a loucura do Amor de Deus pelos homens. Dessa maneira a Cruz abre o horizonte da esperança a humanidade redimida e reconciliada com seu Deus.

Fonte libertadora para todos os povos. É sinal incomparável de salvação e libertação. Nela, Jesus nos amou até o fim. Só através da Cruz se aprende a amar! E quanto mais a abraçarmos, mais próximos de Jesus estaremos. Exaltemos, pois a Santa Cruz.

Por Alciléa Antunes

Fique atento! Festa de São Gonçalo será em janeiro

Acerca da Celebração fique atento!!! Ela será em 10 DE JANEIRO!!! A Lei de autoria do vereador José Antônio, publicada no Diário Oficial de julho de 2010, estabelece que o dia 10 de janeiro - Dia do padroeiro da cidade, São Gonçalo do Amarante - passe a ser feriado, assim não mais o celebraremos em setembro.

E 22 de setembro? Em 22 de setembro de 1890, o Distrito de São Gonçalo foi emancipado politicamente e desmembrado de Niterói, através do decreto estadual nº 124 é o que chamamos de Emancipação Política. Assim como ocorre em outros Municípios teremos dois feriados distintos: O dia do Padroeiro da Cidade (Feriado Religioso) e o dia da Emancipação Política (Festa cívica).

Um pouco sobre nosso Padroeiro:

Beato Gonçalo de Amarante, São Gonçalo é o santo português que, sobretudo no Norte de Portugal, goza da maior devoção, logo depois de Santo Antônio de Lisboa. Na História Eclesiástica de Portugal, o Padre Miguel de Oliveira diz apenas o seguinte: “S. Gonçalo de Amarante que se supõe falecido a 10 de Janeiro de 1259; o seu culto foi permitido pelo Papa Júlio III (24 de Abril de 1551) e confirmado por Pio IV (1561); Clemente X estendeu o ofício e a Missa a toda a Ordem dominicana (1671)”. Em outras edições aprofundaremos mais sobre o nosso Padroeiro.

Por Luis Marcelo

A Sagrada Escritura

Um texto que começa com uma afirmativa tão enfática, é no mínimo de grande sabedoria. Esse texto faz parte de uma grande coleção de livros – A Bíblia Sagrada. No Livro de Eclesiástico em seu primeiro versículo do primeiro capítulo, essa verdade é apresentada e exalta a temática central: JESUS. A bíblia é um conjunto de muitos livros escritos pelas mãos de homens comuns como nós, que com certeza, sem a ajuda poderosa de Deus, através da inspiração do Espírito Santo, não teriam a condição de escrevê-los.

Nossa Bíblia não tinha esse formato didático que conhecemos hoje. Os seus escritos originais eram feitos em outras mídias, outros formatos: talhas em cerâmica, papiros e rolos de pele de carneiro. A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. O primeiro livro impresso foi a Bíblia e Eusébio Sofrônio Jerônimo (São Jerônimo) traduziu a Bíblia diretamente do hebraico, aramaico e grego para o latim, criando a Vulgata.

É importante salientar , que a Bíblia não é um livro como os outros, é para ser lido, interpretado e seus ensinamentos praticados em proveito próprio e principalmente, para ajudar os outros. Apenas a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamentos da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.

Não faça de sua Bíblia uma decoração de sala, aberta apenas para dar uma idéia de uma lar cristão, seja um católico autêntico e leia a Bíblia diariamente. Aplique na sua vida aquilo que Deus nos orienta através de suas páginas sagradas.

Por Paulo Roberto Façanha