quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mensagem de Dom Alano à Arquidiocese de Niterói

Publicado por: Thiago Maia
Destaque - SITE - Dom Alano
CARTA AO CLERO, RELIGIOSAS, SEMINARISTAS E TODOS OS FIÉIS CATÓLICOS DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI
Caríssimos irmãos e irmãs,
“Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”
A Providência Divina, na sua infinita misericórdia, acaba de designar, por decisão do Santo Padre o Papa Bento XVI, o novo Arcebispo Metropolitano de Niterói, na pessoa de S. Excia. Revma. DOM JOSE FRANCISCO REZENDE DIAS, até então Bispo Diocesano de Duque de Caxias – RJ.
Saudamos e queremos todos acolher, com júbilo e alegria, este homem de Deus, que será “o bom pastor” da Igreja Particular Metropolitana de Niterói.
Posso assegurar-lhes que o novo Arcebispo, irmão e amigo que muito estimo, conquistará logo vocês todos pelo seu modo de ser atencioso, delicado, sempre acolhedor e profundamente espiritual. Seu lema episcopal traduz isto muito bem: “Vivamos por Ele” (1Jo 4, 9).
Mineiro de nascimento, com 55 anos de idade e dez de episcopado, Dom José Francisco foi ornado por Deus com grandes qualidades para servir à Igreja com serenidade e firmeza, o que lhe possibilitara prosseguir o caminho evangelizador de nossa Arquidiocese, imprimindo-lhe novas dimensões com maior dinamismo.
Convoco to do o querido clero e os fiéis católicos de todas as paróquias da Arquidiocese a nos reunirmos em Niterói para acolher vibrantemente o novo pastor, que tomará posse no governo desta Arquidiocese, no próximo dia 11 de fevereiro de 2012, em local e hora a serem posteriormente comunicados.
Até lá, determino que em todas as celebrações eucarísticas dominicais, sejam feitas preces especiais e ardentes súplicas a Deus pelo novo Arcebispo, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e São João Batista, nossos Padroeiros.
A notícia da nomeação de Dom José Francisco pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, nos chega, significativamente, no início do Advento, tempo de esperanças renovadas em preparação ao Natal do Senhor: que precioso e belo presente o Senhor da à Igreja Metropolitana de Niterói! Parafraseando o profeta Isaías, eu lhes diria que “os Céus orvalharam sobre a Igreja de Niterói este homem justo e bondoso”, que será precioso instrumento de Deus para fazer germinar na terra de seus corações a presença viva e santificadora do divino Salvador.
No momento em que o Santo Padre o Papa Bento XVI determina a abertura do “Ano da Fé”, no momento em que o Rio de Janeiro entra em ritmo de Jornada Mundial da Juventude, chega S. Excia. Dom José Francisco como “enviado do Senhor” para mergulhar todos vocês, todos nós, no dinamismo missionário do anuncio da Fé e do testemunho ardoroso de Jesus Cristo.
Na expectativa de sua entronização como novo Arcebispo de Niterói, vivamos intensamente este Advento, preparando nossos corações pelos caminhos da penitência, da oração, do contato mais profundo com a Palavra de Deus, a fim de que, na Noite Santa do Natal, mereçamos a graça de sentir o Verbo de Deus nascendo em nossa vida, em nosso ser, tudo iluminando, tudo inundando com o canto do “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”, que os Anjos entoaram diante dos pastores, após lhes terem anunciado o nascimento do Salvador.
Quero expressar-lhes, caríssimos irmãos e irmãs, antes de terminar esta carta, meus vivos sentimentos de sincera gratidão por tudo o que recebi de todos vocês ao longo destes oito anos de convívio nos caminhos do Senhor, através dos quais procurei, dentro de meus limites, ajudá-los a aprofundar seu encontro com o Senhor Jesus e a crescerem na vivência da verdadeira fé católica, na construção de uma autêntica comunhão de amor fraterno, especialmente entre os presbíteros.
Desejando-lhes um Santo, Feliz e Abençoado Natal, imploro à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, que lhes traga as mais fecundas e felizes bênçãos divinas para os caminhos do Novo Ano que se aproxima, e que se iniciará com a chegada do novo Arcebispo de Niterói, S. Excia. Dom José Francisco Rezende Dias, a quem desde já, todos nós devemos dizer, com todo o coração: “SEJA BEM VINDO DOM JOSÉ FRANCISCO!”
+ Dom Frei Alano Maria Pena, OPAdministrador Apostólico da Arquidiocese de Niterói

Dom José Francisco envia sua primeira mensagem a Igreja de Niterói

Publicado por: João Dias
MENSAGEM À IGREJA DE NITERÓI 
Vivamos por ele!

Irmãos e irmãs, da Arquidiocese de Niterói:
 “A Graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês” (1Cor 16,23).
 Ao ser escolhido para a missão de Arcebispo de Niterói, quero saudar com carinho o Povo de Deus desta Igreja. Deus, rico em misericórdia, deu-me a mim, o menor de todos, a graça de anunciar por meio do Evangelho, as riquezas incomparáveis de Cristo (Ef 3,8).
“Pela graça de Deus sou o que sou, e a sua graça para comigo não tem sido vã – não por mim – mas pela Sua graça que está comigo” (1Cor 15,10). É esse o tom com que aceito esta nobre e desafiadora missão. É essa a atitude de fé ao chamado de Jesus Cristo, na voz da Igreja, que me faz dizer meu “sim”.
Quando assumi a missão episcopal, escolhi como lema para a vivência de meu ministério o carisma e a força das palavras da Primeira Carta de João: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo para que vivamos por Ele” (1Jo 4,9). Este é o convite que dirijo aos irmãos e irmãs da Igreja de Niterói, nessa primeira mensagem: Vivamos por Ele. Só por Ele recebemos a graça do Mistério Total da Vida Divina, que nos traz esperança, no mundo, e salvação, do mundo.
Aos irmãos cristãos leigos e leigas, Povo de Deus enxertado em Cristo pelo Batismo, o meu afeto de pastor e o desejo de caminhar unido a vocês para a construção de uma comunidade solidária numa sociedade mais justa. Sobretudo, aos jovens, o carinho de meu lado paterno.
Aos seminaristas, que agora estão acolhendo e discernindo o chamado de Cristo, o meu carinho, e a esperança de que sejam generosos na resposta fiel ao Senhor. Soube que são muitos! O bispo de vocês, apenas um irmão mais velho, encheu-se de alegria com essa notícia, e espera o momento de conhecer um a um.
Aos irmãos consagrados e às irmãs consagradas, que embelezam a Igreja com seus carismas e nutrem o mundo com a memória viva da forma de ser e atuar de Jesus, minha saudação fraterna. Conto com a força de seu testemunho, caridade e missão.
Aos irmãos diáconos, sinais do Cristo-Servo e expressão da Igreja servidora, deixo nesse primeiro momento o afeto do meu coração e o desejo de caminhar juntos na comunhão e na entrega de vida, sempre, a serviço do Amor Fundador. Não importam quais sejam os nossos desafios, a graça os transformará em alegrias do Reino.
Aos irmãos presbíteros, que mais de perto cooperam na Ordem episcopal e compartilham e exercem comigo, bispo, o sacerdócio único de Cristo, uma palavra especial: vocês são meus irmãos. São os meus irmãos mais próximos, e serão os mais queridos, em todas as dores e em todas as alegrias. Nessa família, os ministérios são diferentes e as responsabilidades não são iguais, mas os irmãos serão o que sempre foram: irmãos. Trago meu amor fraterno e venho a vocês como irmão. O compromisso missionário que a Arquidiocese assume em Barra do Garças e em Porto Velho, com irmãos presbíteros seus, revela a sintonia eclesial da Arquidiocese de Niterói com a Igreja desse país-continente. Vocês anteciparam o Documento de Aparecida: esse é o lado verdadeiro e real da Igreja de Cristo! Sinto-me honrado de estar com vocês.
A Dom Alano, meu irmão maior, meu carinho e reconhecimento por tudo o que já fez e pela ajuda incomparável de seu apoio e sabedoria.
Às autoridades constituídas, aos irmãos de outras denominações cristãs e a todas as pessoas de boa vontade quero dizer que estou totalmente aberto ao diálogo e ao empenho de buscar a justiça e a paz.
Confio na graça de Deus. Darei tudo de mim para ser um bispo servidor do Evangelho. Preciso e conto com o apoio e a oração de todos para ser fiel a esta missão. Rezemos juntos. Caminhemos juntos. Deus nos escolhe, nos chama e nos envia para ser a transparência de seu amor no mundo. Seja essa confiança o estrado firme onde repousem nossos pés.
Unidos na oração e no coração, envio a todos a minha bênção.

+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Eleito de Niterói

Dom José Francisco Rezende Dias é o novo Arcebispo de Niterói

Publicado por: João Dias
Dom José
Ao acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Frei Alano Maria Pena O.P, o Papa Bento XVI nomeou hoje, dia 30 de Novembro, como Arcebispo da Arquidiocese de Niterói (RJ), Dom José Francisco Rezende Dias.
Dom José Francisco é o 5° Arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII, através da BulaQuandoquidem verbis. A Arquidiocese teve como seu primeiro Arcebispo Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, despois Dom José Gonçalves Costa CSsR de 1979 até 1990, como 3° Arcebispo Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro de 1990 a 2003 e como 4° Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena O.P. de 2003 até hoje.
Dom José Francisco Rezende Dias desempenhava, atualmente, a função de Bispo da Diocese de Duque de Caxias. No dia 30 de março de 2005, foi nomeado Bispo Titular da Diocese, tomando posse no dia 12 de junho do mesmo ano.
No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, foi eleito entre os bispos do estado do Rio de Janeiro para ser Secretário do Regional Leste-1 da CNBB.
Em 2006, Dom José Francisco lança o livro História de uma nova Igreja” por ocasião do Jubileu de prata da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti.
O sucessor de Dom Frei Alano Maria Pena tem especialização em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma e pelo Instituto Teológico do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, São Paulo.

Breve Histórico
Dom José Francisco nasceu em Brazópolis-MG, em 2 de abril de 1956. É filho de Higino Strazzer Dias e Maria do Rosário Rezende Dias e tem 5 irmãos.
Fez o ensino fundamental na Escola Estadual Cel. Francisco Braz, em Brazópolis, e terminou o ensino médio no Colégio Pré-Universitário, em Pouso Alegre.
Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre (1973-1974) e depois teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté-SP (1975-1978).
Foi ordenado presbítero em Brazópolis, no dia 10 de novembro de 1979. Especializou-se em teologia espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum, de Roma (1987-1989).
Trabalhou nas paróquias de Silvianópolis, Carvalhópolis, Turvolância, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Santa Rita de Caldas (MG).
Dom José Francisco foi Reitor da Comunidade Teológica da Arquidiocese de Pouso Alegre, em Taubaté, Diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano e Diretor do Instituto Teológico São José em Pouso Alegre.
Reitor do Seminário Arquidiocesano e Vigário-geral da Arquidiocese de Pouso Alegre.
Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre, pelo Papa João Paulo II, no dia 28 de março de 2001. Sagrado bispo em Pouso Alegre, no dia 2 de junho de 2001.
Nomeado Bispo da Diocese de Duque de Caxias-RJ, em 30 de março de 2005, sucedendo a Dom Mauro Morelli.
Tomou posse como bispo diocesano de Duque de Caxias, no dia 12 de junho de 2005.
No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembléia Anual do Episcopado Brasileiro, foi eleito secretário do Regional Leste-1 da CNBB.
Hoje dia 30 de Novembro foi nomeado Arcebispo de Niterói.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pe. Ademar completa 26 anos de vida sacerdotal

No  dia  15  de  Novembro  de  1985  um jovem sacerdote entregava toda sua vida a Deus na  sua  Igreja,  logo, em uma  função tão nobre. Esse jovem se entregou porque ouviu o chamado, Deus o chamava para a missão de trazer o Céu à vida das almas e levar  almas  ao  Céu. O  Senhor  chama,  o Senhor escolhe homens frágeis (2Cor 4,7) para ser Ele mesmo no mundo, na vida de cada pessoa. Neste chamado o Senhor está cumprindo sua promessa de enviar operários a messe conforme nós pedimos (Lc 10,2) está cumprindo  sua promessa de que  teriam testemunhas  suas no meio do mundo (At 1,8)  pessoas  que  pela moção  do  Espírito Santo anunciariam a Boa-Nova aos pobres de Deus (Is 61,1). O Senhor está aqui também a cumprir a sua promessa de que quem acreditasse nele veria coisas maiores do que aqueles milagres que ele fazia (Jo 14,13) e hoje com os olhos da fé podemos dizer com toda a Igreja que estamos em festa porque estamos a ver coisas maiores que o andar de um paralitico ou a recuperação da visão de um cego. Estamos vendo um homem que é um ‘outro Cristo’. Quando batiza uma pessoa faz com que essa pessoa possa nascer para Deus, Quando no Sacramento da confissão perdoa o penitente alivia o fardo de pecado  daquela  vida,  Quando  no  altar consagra o Pão e o Vinho traz Cristo a terra, Quando no matrimonio assisti e dá a benção  forma  uma  nova  família  para  gerar filhos  para  Deus,  Quando  administra  a Crisma faz com que a pessoa confirme sua fé e  receba os Dons do Espírito Santo, Quando  leva  a  Unção  dos  Enfermos  restaura aquela pessoa na vida da graça e o Padre  faz tudo  isso  exercendo  somente  um  Sacramento o da Ordem, exercendo um Sacerdócio que não é dele, mas de Cristo e que Ele foi chamado a viver . Parabéns Padre Ademar que você possa ser a cada dia mais a voz que nos fala do absoluto como pedia o Beato  João Paulo  II. Rezamos para que a cada dia mais o senhor e todos os Sacerdotes sejam fiéis a Deus, imitadores de Jesus Cristo, porque: “A ausência de um verdadeiro padre numa vida é uma miséria que não tem nome; é a maior miséria” (Madeleine DELBRÊL). 

Por Pablo Barbosa (CM)

Corpo em Movimento

As pessoas tem a preocupação em adotar um estilo de vida saudável praticando atividade  física em diversas academias. A prática de atividade  física  tem  sido valorizada nos dias atuais, questões ligada ao  sedentarismo, má  alimentação entre  outros  fatores,  as  pessoas  tem  a preocupação em adotar um estilo de vida saudável, praticando atividade física em diversas academias. 

O que é atividade  física? 
É definida como um conjunto de ações que um  indivíduo ou grupo de pessoas pratica, envolvendo gasto de energia e alterações  do  organismo,  por  meio  de exercícios  que  pontuem  movimentos corporais. 

Benefícios
- Queima de calorias e perda de peso.
- Manutenção da  tonificação dos músculos.
- Melhoria  nas  funções  cardíacas  e  pulmonares.
- Aumento do auto controle  .
- Redução de estresse.
- Aumento da habilidade de  concentração.
- Melhoria de aparências.
- Redução de depressão.
- Melhoria na qualidade do  sono.
- Prevenção da pressão  sanguínea e colesterol alto e diabete.

A prática de atividade  física deve  ser sempre  acompanhada  por  profissional qualificado, incluindo médicos e profissionais de educação  física.

Por David e Kelly (CM)
Profissionais de Educação Física.

Palavra do Pároco

Missão implica testemunho de vida

Zaqueu (Lc 19,2-10), Nicodemos (Jo 3) Samaritana (Jo 4) todos se confrontaram com Jesus e mudaram de Vida. A Igreja (Mt 16,13) instituída por Jesus que tem o poder das chaves para ligar e desligar , nos  incentiva  para  a Missão  (Mt  28,18ss).  Ir  pelo mundo  inteiro  para  pregar  o  Evangelho. Nos (At 2,45-47) fala das primeiras comunidades, o amor , a alegria, a partilha entre eles, atenta aos ensinamentos dos Apóstolos, a  fração do pão etc. 

Após  tanto  tempo  de  história,  muitos não entenderam ou não querem entender que  Jesus nos  amou  até o  fim  (Jo 13,1). Como viver a paroquialidade  se não houver comprometimento  nas  atividades missionárias da Igreja, a partir do exemplo entre nós. Passados tantos anos de Concílio Vaticano II (1962-1965) quantos se encontram no saudosismo do passado e ficam parados no tempo, e não fazem uma análise que a Igreja  tem  que  acompanhar  os  tempos atuais. Segundo São Tiago, a  fé  sem obras é morta (Tg 2,14-18). Falar de comunhão e participação é necessário quebrar as barreiras do orgulho de achar que  só eu  sei,  só eu posso e não me interessa o outro. Ser cristão é  igual amar . 

O  texto de (Mc 1,15) nos propõe a Conversão diária diante de Deus. Deus dá o tempo para reflexão: A você; Pai, Mãe,  Jovem,  a 3°  idade, paroquiano visitante. Quem sou, o que faço de minha vida? Vale a pena dizer que sou cristão? O seu,  o  nosso  testemunho  como  anda? Olhar o exemplo de Maria, o seu “sim” (Lc 1,26ss)  Mulher  de  Oração  (At  1,26ss) Mulher da fidelidade (Jo 19, 25-27) ao pé da cruz.

Pe. Ademar Ermilindo Pimenta
- Pároco -

1º Encontro Vicarial de Comunicação. Um momento histórico!

Com  essas palavras podemos  resumir  o Encontro ocorrido no último dia 23 de outubro  (Domingo),  no CIEP  236  no  Paraíso, onde aproximadamente 40 representantes das Paróquias do Vicariato São Gonçalo e do  Vicariato  Alcântara,  se  reuniram  para um dia de formação, dando início a implementação da Pastoral da Comunicação. O evento teve início às 9h com a Palestra proferida  pelo  Pe.  Ademar  Ermilindo Pimenta  (Vigário  Episcopal)  abordando  o tema: A  importância da  formação permanente  na  ação  evangelizadora.  

Tivemos oficinas que  trabalharam os  temas: Dicção e Como falar em público. Na parte da tarde tivemos a presença do Pe. Leandro Freire (Coord, Arquidiocesano de Pastorais) apresentando a Estrutura da PasCom na Arquidiocese e tirando dúvida dos agentes, principalmente  acerca  da  postura  da  PasCom ante o ano eleitoral que  se aproxima. Fomos  brindados  com  a  presença  de nosso amado Pai e Pastor D. Alano Maria Pena O.P ., que deixou sua palavra de incentivo e exortação para todos, que puderam ouvir  um  pouco  da  experiência  de  nosso Arcebispo nas  inúmeras  frentes de missão vividas por  ele. Ao  sair nos deixou  a  sua bênção e envio para a missão de comunicar a verdade  ,obedientes a Cristo  e a  sua  Igreja. 

Encerramos o dia  com a Celebração da Santa Missa presidida por Pe. Ademar , louvando  e  bendizendo  a Deus  por  esse  dia realmente  histórico  para  a  Pastoral  da Comunicação do Vicariato São Gonçalo. E o trabalho não para!!! Em 2012 já teremos  mais  um  EVICOM  ,será  em  11  de março e  trabalhará o  tema: “A Espiritualidade  do  Comunicador”.  Se  você  sente  esse chamado de anunciar o Cristo através do trabalho da PasCom, nos procure! E assim faremos eco à canção que diz: “Vou falar do teu coração, com  ternura nas mãos e na voz Proclamar que a vida é bem mais do que aquilo que o mundo ensina e cantar(...)”!

por Luis Marcelo

A Páscoa - Passagem da morte terrena para a vida plena em Cristo Jesus.


Vemos a dormição de Maria como uma antecipação da ressurreição
A Igreja comemora o momento dos mortos no dia 02 de novembro como o Dia dos Fiéis Defuntos (português europeu) ou Dia de Finados (português brasileiro).  Desde o século II, alguns cristãos rezam  pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V , a Igreja  dedicava um dia do ano para rezar pelos mortos, pelos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny , santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o  século XI os Papas Silvestres  II  (1009),  João  XVII  (1009)  e Leão  IX (1015) obrigaram a comunidade há dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse  dia anual passa a ser comemorado no dia 02 de novembro, porque o 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica  fundamenta em algumas passagens bíblicas (Tobias 12,12: Jó 1, 18-20: Mateus 12,32 e  II Macabeus 12, 43-46). São Paulo nos fala na palavra “Dormicio”, ou seja, dormi no Senhor , pois  a morte nada mais é que uma passagem para a vida eterna onde adormeceremos e ao acordarmos glorificados,  pois  foi  para  isso  que  fomos criados vivermos na Glória de Deus transfigurados no seu amor infinito como no CIC nº 966 onde vemos a dormição de Maria como uma antecipação da ressurreição dos outros  cristãos. Assim  um  dia  conheceremos a verdadeira felicidade e o tesouro que tanto  almejamos  em  nossa  vida  terrena, mais os encontraremos no dia em que  tivermos diante de Deus. Pesamos a intercessão daqueles  que  estão  na  glória  do  Senhor como no início do cristianismo que celebravam como alegria todos aqueles que Deus chamava para tomar posse de sua morada eterna.  Pois  só  tem  sentido  vivermos  os ensinamentos  de  Jesus  Cristo  se  um  dia morremos e  ressuscitarmos com Ele.

Por Henrique Alexandre  - CM

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Informativo do mês de Novembro da paróquia de N.S de Fátima do Barro Vermelho

O informativo da paróquia de N.S Fátima conta, neste mês, como foi a escola de evangelização, ocorrido nos dias 08 e 09 de outrubro. Na coluna "O que você quer perguntar ao Padre", Pe Angelo responde as perguntas dos fiéis e na coluna Pastoral de A a Z, nos é apresentado a Pastoral da Criança e sua missão.

Faça download do informativo aqui

2ª peregrinação ao santuário do Cristo Redentor

A procura foi grande!!! Por isso, a PasCom convida a você e sua família para a 2ª peregrinação ao santuário Cristo Redentor, no dia 28/01 (sábado)

Programação:
  •     Deslocamento de ida e volta – ponto de apoio Pátio da Matriz;
  •     Acesso e subida ao Corcovado;
  •     Santa Missa - 15h00 - Capela Nossa Senhora Aparecida na base do monumento;
  •     Transporte com ar condicionado e serviço de bordo credenciado EMBRATUR;
Informações:  
  • Valor: R$ 60,00 – criança até 3 anos no colo isento
  • Data: 28 de janeiro de 2012
  • Saída:  13h00 – ponto de apoio Pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante
  • Retorno:  18h00
  • Reservas na Pascom via e-mail: pascom@vozdoamarante.com.br
  • Telefones:  Patricia Silva (21) 9548-6001
  • Secretaria da Igreja: Kilse ou Ronaldo – (21) 2712-1000

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DA ARTE

Historiando Igrejas e Fazendas de São Gonçalo



O curso propõe uma análise estilística dos monumentos rurais (casas de fazenda) e religiosos (igrejas e capelas) edificados entre os séculos XVII e XIX no município.

Também procura estimular a auto-estima do cidadão em relação à cidade e levá-lo a localizar esse acervo histórico, marcos culturais de diferentes épocas.

Para tanto, serão realizados dez encontros, sendo cinco palestras ministradas nas manhãs de sábados no SESC São Gonçalo e mais cinco visitas orientadas alternadas com as aulas.

Tudo inteiramente gratuito!

Para participar basta comparecer.

                   Sábados, das 09 as 11 horas no SESC.
                   Início em 08 de outubro de 2012 e término em 10 de dezembro de 2012.
                   Carga horária prevista de 30 horas.
                   10 sábados, sendo 5 aulas e 5 visitas.

Professor Carlos Medeiros
Tel  21.2621.7496
e-mail: carlosjbdemedeiros@gmail.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A VOZ DO PASTOR

         As celebrações litúrgicas de todos os Santos e dos fiéis defuntos oferecem-nos uma excelente oportunidade de reflexão sobre o real sentido da nossa vida neste mundo. Primeiramente, por nos recordarem que a Vontade Divina a nosso respeito é que busquemos, sem medo e sem fadigas, crescer em santidade diante de Deus e dos homens. Com força e com clareza, o Senhor nos convoca a sermos santos, perfeitos, como o Pai do Céu é Santo, é Perfeito! E São Paulo nos relembra em muitas de suas cartas que nossa vocação é a santidade...

            Evidentemente, tudo isto nos ajuda a aprofundar a certeza do ponto de chegada deste processo de busca da santidade, que é justamente o encontro definitivo com o Pai, na face a face da Vida Eterna!

Mas há uma condição fundamental para a realização deste caminho: a experiência pessoal, direta, profunda da Pessoa de Jesus Cristo, pela fé!

Dirigindo-se aos jovens na Jornada Mundial da Juventude, em Madri, o Papa Bento XVI assim se expressou:

A fé não é fruto do esforço do homem, da razão, mas é um dom de Deus... Tem a sua origem na iniciativa de Deus, que nos desvenda a sua Intimidade e nos convida a participar da sua própria vida divina. A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a sua pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo.

Esta preciosa explanação sobre a Fé, ainda que de modo conciso, traduz para nós todo o conteúdo da Ação Missionária e Evangelizadora da Igreja: proclamar a Fé em Jesus Cristo, levando muitas pessoas a se entregarem a Ele, na experiência marcante do seu Amor.

Gostaria de testemunhar o que escutei pessoalmente de vários jovens da nossa Arquidiocese que estiveram na Jornada Mundial da Juventude, em Madri, com o Santo Padre. Foram palavras que muito me comoveram e me levaram a louvar o Senhor. Uma jovem assim falou: “Todo o cansaço de esperar o Papa das 8h às 20h, num clima de grande ansiedade, desapareceu completamente quando o carro em que ele vinha passou perto de nós e eu senti o olhar dele caindo sobre mim! Foi maravilhoso sentir seu olhar como o olhar do próprio Cristo para mim!

Outro jovem relatou sua experiência com a Via Sacra, com o clima de profunda contemplação em cada uma das Estações e se referindo-se à  grande Vigília, atingida por um temporal bem forte, que molhou todo mundo: “Aquela chuva toda e o Papa não se retirou, ficou ali com a gente me deu uma garantia forte no coração: a Igreja não me abandona!”

Outra jovem comentou: “A jornada foi um divisor de águas na minha vida...!” e  um jovem assim se expressou: “Eu não estava bem na vida. E Deus me deu este presente de viver tudo isto lá na Jornada, eu vi que tenho que parar para escutar Deus. O contato com Deus ali tocou-me profundamente!”

Palavras sinceras, sem rodeios, de alguns destes jovens, revelam-nos o imenso amor do Senhor por todos nós que somos a sua Igreja, Igreja santa e pecadora... Cabe-nos levar à frente uma ação evangelizadora entusiasmada, que encoraje os cristãos a cada vez mais dizerem a Jesus: Eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste tua vida por mim; Tu me conheces, me amas, quero colocar a minha vida inteira em tuas mãos, quero que sejas a força que me sustenta, a alegria que nunca me abandona!

A perspectiva da próxima Jornada Mundial, em 2013, no Rio de Janeiro, convoca-nos todos a nos lançarmos com ardor na sua preparação, com a grande disponibilidade da fé e a força de um apaixonado amor pelo Senhor Jesus!

Que não nos falte a assistência da Santíssima Virgem Maria, Mãe e Estrela da Evangelização.



+ Dom Frei Alano Maria Pena