"A Quinta-feira Santa é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa.Este dia marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo Pascal na celebração que relembra a Última Ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.
O Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrado no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal. É celebrado em memória da Paixão, morte e ressureição de Jesus, conforme os Evangelhos."
Na quinta-feira ocorre:
* a Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovam as suas promessas.
* O lava-pés, realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da última Ceia.Lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.
Além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.
*a Última Ceia (também chamada de "Ceia do Senhor" ) foi a última refeição compartilhada por Jesus com os doze apóstolos antes de Sua morte e ressurreição. Durante a Última Ceia, e em referência específica ao tomar o pão e o vinho, Jesus disse aos seus discípulos, "Façam isso em memória de mim", (1 Coríntios 11:23–26). E assim ocorreu a instituição da Eucaristia.
A Última Ceia ocorreu na véspera da morte de Jesus. O Novo Testamento narra que Jesus pegou no pão em suas mãos, deu graças e disse aos Seus discípulos: "Este é o meu corpo que será entregue a vós". Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele pegou o cálice em suas mãos, levantou ao alto e disse aos seus discípulos: "este é o meu sangue, o sangue da vida que será derramado por vós."
A Eucaristia é um sacramento católico, onde nós cristãos recebemos o Cristo Vivo, por essa razão é o momento de mais pura reflexão, pois a partir deste momento estamos em comunhão com Cristo. Devemos seguir seus mandamentos, amar a Deus e ao próximo sempre, pois em comunhão com o Cristoe a Igreja somos capacitados por Ele para sermos os seus seguidores, os seus discipulos.