segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Mistério da Eucaristia e a Festa de Corpus Christi

Neste mês de junho celebramos o Corpus Christi, a grande festa do Corpo de Deus.

A Igreja celebra o Corpus Christi (Corpo de Deus) como festa de contemplação, adoração e exaltação, onde os fieis se unem em torno de sua herança mais preciosa deixada por Cristo, o Sacramento da sua própria presença.

A solenidade do Corpo de Deus remota o século XII, quando foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, através da bula “Transiturus” que prescreveu esta solenidade para toda a Igreja Universal.

A origem da festa deu-se por um fato ocorrido ao ano de 1247, na Diocese de Liége – Bélgica. Santa Juliana de Cornillon, uma monja agostiniana, teve consecutivas visões de astro semelhante à lua, totalmente brilhante, porém, com uma incisão escura. O próprio Jesus Cristo a ela revelou que a lua significa a Igreja, a sua claridade as festas e, a mancha, sinal da ausência de uma data dedicada ao Corpo de Cristo. Santa Juliana levou o caso ao bispo local que, em 1258, acabou instituindo a festa de sua Diocese.

No Brasil, a festa foi instituída em 1961. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentados originou-se em Ouro Preto, Minas Gerais, e a prática foi adotada em diversas dioceses do território nacional. A celebração de Corpus Christi consta da Santa Missa, da procissão e da adoração do Santíssimo. Festa que traduz a presença do Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Por Camila