Fé ou superstição? Algumas práticas em nada tem a ver com a devoção a este grande santo da Igreja.

Os católicos geralmente carregam consigo uma devoção por algum santo em particular. E, é Santo Antônio considerado o mais popular dos santos no Brasil.
Conhecido pela sua fama de padroeiro dos pobres, costuma também ser invocado quando há necessidade de encontrar um objeto perdido. Sua vida e milagres acabaram por gerar algumas tradições já famosas entre os seus fiéis. Uma das mais conhecidas diz respeito aos Pães de Santo Antônio, distribuídos todo dia 13 de junho pelas igrejas, depois de receber a benção dos padres.
Uma outra grande referência que se tem do frei português é a sua fama de santo casamenteiro. Inúmeras crenças e simpatias surgiram principalmente no Brasil e ainda hoje são manejadas para fazer uma união dar certo, abandonar a vida de solteiro ou trazer a pessoa amada de volta.
Muitos antropólogos garantem que a diversidade cultural do povo brasileiro é responsável pelo surgimento de tantas simpatias. Algumas delas revelam elementos de pura SUPERSTIÇÃO, tais como amarrar o santo de cabeça para baixo embaixo da cama ou até mesmo colocá-lo no copo com água.
Destacamos porém, que o mais importante de Santo Antônio é que ele foi o homem da palavra, da verdade. O Sinal que Deus permitiu, foi que sua língua não se corrompesse, mostrando que ele deseja que todos saibam usar a verdade para construir fraternidade e amor.
Por Conceição Velasco