segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conheça a Pastoral da Saúde

"O sofrimento humano atingiu seu cume na paixão de Cristo." (Beato João Paulo II)

Dentre as várias pastorais existentes em nossa Igreja, destacamos nesse mês, o trabalho da Pastoral da Saúde, que parte da convicção de que cada pessoa tem um valor infinito, pois foi redimida pelo sacrifício de Cristo.

O Beato João Paulo II nos apresenta uma ligação entre a experiência do sofrimento humano e as graças que são distribuídas para o bem de toda a igreja:
“ A Igreja, que aproveita sem cessar os infinitos recursos da redenção, introduzindo-la na vida da humanidade, é a dimensão em que o sofrimento redentor de Cristo pode ser completado constantemente pelo sofrimento do homem” (Beato João Paulo II)
Por isso a pastoral da saúde se propõe: iluminar desde a fé o mistério da enfermidade e do sofrimento; evangelizar o mundo da cultura da saúde; com os enfermos e as famílias, celebrar os sacramentos (especialmente a Unção dos Enfermos e a Confissão), que são o centro e o objetivo dessa pastoral; acompanhar os enfermos tendo em conta todas suas necessidades (físicas e psicológicas, sociais e religiosas).

A principal tarefa dessa pastoral será acompanhar os enfermos da paróquia. Devemos começar rezando por eles e oferecer ao Senhor os frutos desse humilde trabalho.

Por Luis Marcelo

Fonte: http://www.presbiteros.com.br/site/pastoral-da-saude/ - Acesso em 07/06/ 2011.