quinta-feira, 3 de maio de 2012


Dia Internacional da Família




"A Assembleia Geral da ONU proclamou pela Resolução nº 471237 de 20 de setembro de 1993, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objetivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
O primeiro DIA Internacional da Família ocorreu em 1994. Passados 18 anos, torna-se imperioso aprofundar a reflexão sobre a realidade FAMÍLIA que tão desvalorizada tem sido nos dias atuais.
Será que se tem valorizado Família como a comunidade onde naturalmente se nasce, cresce e morre como pessoa?   Será que se tem valorizado a Família como a comunidade onde naturalmente se desenvolvem os laços afetivos, solidários e intergeracionais?  Será que se tem valorizado a Família como a comunidade onde naturalmente se vivem as virtudes humanas que os filhos aprendem pelo exemplo? Que tais virtudes são vitais ao bem-estar da sociedade, do Estado e da própria Igreja?  Será que se tem valorizado a Família como Instituição / agente-sociotransformador, protagonista privilegiada na construção de uma nova realidade e das próprias razões de se ter Esperança?
Então, mãos à obra!  Exerçamos a Cidadania da Família!
Na Família dá-se e recebe-se ternura, carinho, apreço, segurança, generosidade, partilha, numa palavra - AMOR. Mas, antes de tudo, a Família é fonte de VIDA e a VIDA é condição prévia à existência de qualquer direito. Portanto, o direito à Vida deve ser defendido por todos.
Proclamar a cultura da Vida, apoiando casais com filhos, é uma exigência para os nossos dias! Só com um verdadeiro compromisso pessoal se pode gerar uma nova sensibilidade aos direitos dos indefesos, diariamente espezinhados das formas mais ignóbeis e, propositalmente, silenciadas.
Da mentalidade egoísta e da gula pelos bens materiais já se conhecem os resultados, deste logo com o "fechar a porta" à Vida, que se consubstancia numa verdadeira e perigosa cultura ou ideologia antivida. A Família aberta à Vida é a maior riqueza. Os filhos representam o florescer da Família, são o elo de ligação entre o passado, o presente e o futuro e constituem a esperança da sociedade e da Igreja.
O tempo é curto, mas para o dia 15 de maio de 2012 a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar, através do seu Assessor, Padre Ademar, propõe a promoção de eventos que deverão ser simples e objetivos sobre a Vida e a Família. Se tiver algo programado, ótimo. Quem sabe, assim, poderemos fazer com que os interesses da Vida e da Família possam marcar presença. Seria bom, também, que utilizassem jornais, revistas, rádios, avisos nas missas para a divulgação da importância desse Dia Internacional da Família.  O momento é agora!"
 "Que a Sagrada Família de Nazaré seja a nossa proteção!Em Cristo Jesus,
Padre Ademar Ermilindo Pimenta
Assessor Arquidiocesano da Pastoral Família
Aloisio e Ilza Bohrer"