As tirinhas ilustrarão as páginas do informativo Voz do Amarante, assim também as páginas de nosso site e facebook. Na página do Cisco do Amor, você também encontra desenhos para colorir!
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Tirinhas Cisco do Amor
As tirinhas ilustrarão as páginas do informativo Voz do Amarante, assim também as páginas de nosso site e facebook. Na página do Cisco do Amor, você também encontra desenhos para colorir!
terça-feira, 19 de julho de 2011
I EVICOM Não será realizado no dia 24/07
VENHO POR MEIO DESTE COMUNICAR OFICIALMENTE QUE O I ENCONTRO VICARIAL DE COMUNICAÇÃO (EVICOM) NÃO SERÁ MAIS REALIZADO NO DIA 24 DE JULHO, CONFORME HAVIA SIDO AGENDADO.
O MOTIVO DESTE ADIAMENTO É QUE NO DIA SUPRAREFERIDO OCORRERÁ A "PARADA DO ORGULHO GAY" DE SÃO GONÇALO, QUE TORNARÁ INVIÁVEL O ACESSO E A SAÍDA DOS PARTICIPANTES DO EVENTO (EVICOM) DE FORMA SEGURA E PACÍFICA, UMA VEZ QUE TODAS AS VIAS DE ACESSO NO CENTRO DA CIDADE SERÃO INTERDITADAS E A CONCENTRAÇÃO DO EVENTO (PARADA) SE DARÁ DIANTE DA IGREJA MATRIZ.
UMA NOVA DATA SERÁ MARCADA E TÃO LOGO A SEJA, COMUNICAREI A TODOS.
INFORMO QUE A REUNIÃO VICARIAL AGENDADA PARA O PRÓXIMO DIA 29 DE JULHO ESTÁ MANTIDA.
ME COLOCO A DISPOSIÇÃO PARA SANAR EVENTUAIS DÚVIDAS.
NO MAIS, A PAZ!
OBS.: PEÇO A CONFIRMAÇÃO DO RECEBIMENTO DESTE E-MAIL E A DIVULGAÇÃO DO ADIAMENTO.
A alegria de ser Discípulo e Missionário!
Att.
Luis Marcelo Buczinski Damasceno
PasCom - Vicariato São Gonçalo
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Morre o maestro Acácio Santana
Comunicamos com pesar o falecimento do Maestro José Acácio Santana ocorrida na manhã de hoje (11/07), às 10h, no Hospital de Caridade, de Florianópolis, SC. O maestro estava internado na instituição há 78 dias com câncer. Não suportou o tratamento e veio a falecer pelo agravamento da doença, sobretudo no pulmão.
O corpo será velado a partir das 16h de hoje na Casa Mortuária de São Pedro de Alcântara, sua terra natal, a 30 km de Florianópolis. O enterro será realizado amanhã, após a missa de corpo presente, que será realizada na Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro de Alcântara.
Biografia
José Acácio Santana maestro, compositor, poeta e professor brasileiro dedicou sua vida a serviço do som e da palavra. Ministério que deu início aos sete anos de idade. Mais de três mil obras constituem o saldo da vida artística deste músico e poeta de intensa e extensa capacidade produtiva.
Consagrado internacionalmente, não fugia ao compromisso de servir, com sua arte, aos pequenos grupos artísticos e às comunidades. Pioneiro no Brasil nas composições litúrgicas pós Concílio Vaticano II, possuía a invejável unidade musical e literária em suas composições, onde convivem harmoniosamente o poeta e o músico, de maneira plena.
É nesta unidade, alimentada por uma profunda fé, que se encontra o segredo do sucesso e da aceitação incondicional de suas obras. Conhecido como o Missionário da Música, Acácio transformava seus talentos em frutos acessíveis a todos. Ele alcançou renome internacional, pela extensão e variedade da sua obra musical e poética, que abrange desde a canção infantil até a ópera e os oratórios eruditos.
Sua atuação na área cultural mereceu-lhe grandes homenagens, entre elas “Medalha do Mérito Coral Brasileiro”, “Mérito Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina”, “Medalha do Mérito Anita Garibaldi”, “Batuta de Ouro”, “Cidadão Honorário” de mais de 30 municípios brasileiros. Atendeu a mais de 1500 corais brasileiros e vários de outros países. Só em Santa Catarina mais de 1000 grupos se beneficiam do seu trabalho. Grande parte de sua obra está gravada por Paulinas/Comep, com quem gravou 12 CDs.
Especialista em Canto Coral Sacro José Acácio Santana era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha. Desde 1962 Acácio trabalhou no incentivo do canto coletivo, e acessível ao público. José Acácio contava com seis cursos superiores em música, 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos, criação de mais de 200 corais, 3.000 concertos.
Conheça a Pastoral da Saúde
"O sofrimento humano atingiu seu cume na paixão de Cristo." (Beato João Paulo II)
Dentre as várias pastorais existentes em nossa Igreja, destacamos nesse mês, o trabalho da Pastoral da Saúde, que parte da convicção de que cada pessoa tem um valor infinito, pois foi redimida pelo sacrifício de Cristo.
O Beato João Paulo II nos apresenta uma ligação entre a experiência do sofrimento humano e as graças que são distribuídas para o bem de toda a igreja:
“ A Igreja, que aproveita sem cessar os infinitos recursos da redenção, introduzindo-la na vida da humanidade, é a dimensão em que o sofrimento redentor de Cristo pode ser completado constantemente pelo sofrimento do homem” (Beato João Paulo II)Por isso a pastoral da saúde se propõe: iluminar desde a fé o mistério da enfermidade e do sofrimento; evangelizar o mundo da cultura da saúde; com os enfermos e as famílias, celebrar os sacramentos (especialmente a Unção dos Enfermos e a Confissão), que são o centro e o objetivo dessa pastoral; acompanhar os enfermos tendo em conta todas suas necessidades (físicas e psicológicas, sociais e religiosas).
A principal tarefa dessa pastoral será acompanhar os enfermos da paróquia. Devemos começar rezando por eles e oferecer ao Senhor os frutos desse humilde trabalho.
Por Luis Marcelo
Fonte: http://www.presbiteros.com.br/site/pastoral-da-saude/ - Acesso em 07/06/ 2011.
Palavra do Pároco
Comunhão e participação
Em Atos dos Apóstolos (At 2,45-47) nos é apresentado o modelo tão sonhado no mundo atual. Numa sociedade competitiva, consumista que interfere na vida de muitos cristãos, na vida da Igreja, o pecado da autonomia age constantemente entre nós “POVO DE DEUS”.
Quando se trata de pessoas convertidas é muito fácil a vivência do amor: entre esposo e esposa, pais e filhos, entre pastorais e movimentos, porque se percebe que homem e mulher, permitem a ação de Deus em suas vidas. Entre os religiosos não é diferente, cada um tem a sua ótica, seus projetos pessoais, e nem sempre a humildade prevalece, mas superando o humano, Deus age, se faz presente em cada religioso.
Um exemplo na Festa de São Pedro e São Paulo, conforme (At12,1-11) Pedro preso, a comunidade inteira em oração, e Pedro é libertado. ((2Tm 4,6-8. 17-18) Paulo diz para Timóteo: “Combati o bom combate terminei a carreira e guardei a fé”. (Mc 1,15) “Convertei-vos e credes no Evangelho”. Processo cotidiano de quem luta para dar testemunho de Jesus Cristo (At1,8).
O D.A. (Documento de Aparecida) a página 512.2 “Chamados a viver em comunhão”. A missão da Igreja é evangelizar , e isto só é possível sendo discípulo do mestre para sermos assim, missionários. Dentro da nossa realidade paroquial isto se faz necessário entre as pastorais e movimentos. Em nosso Encontro de Presbíteros Leste 1, Dom Orani nos falou, que as vezes não conseguimos nos comunicar entre nós, dentro das nossas próprias paróquias.
Pausa para reflexão:" O que cada grupo poderá fazer para que a tão sonhada PASTORAL DE CONJUNTO atinja os seus objetivos para o bem de todos na Igreja?”Algumas pistas: oração com grupos diversos, pequenos momentos de confraternização, valorizar as assembléias como enriquecimento mútuo, fugir do esquema "Já sei tudo”, etc. Criar a partir de nós, e entre nós, momentos de partilha e assim estaremos dando passos para a verdadeira comunhão.
Pe. Ademar Ermilindo Pimenta - Pároco
Mês de JULHO consagrado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo
"Queres compreender mais profudamente o poder deste sangue?" (São João Crisóstomo)
No século passado, foi São Gaspar de Búfalo (1786-1837), admirável pregador desta insigne devoção, tendo o merecimento da Santa Sé e por isso, até hoje conhecido como o “Apóstolo do Preciosíssimo Sangue”. Foi por ordem do Papa Bento XIV , que foram compostos a missa e o ofício em honra ao Sangue de Jesus, para finalmente ser estendida à Igreja Universal por decreto do Papa Pio IX.
O sinal do “sangue derramado”, como expressão da vida doada de modo cruento em testemunho do amor supremo, é um ato da condescendência divina à nossa condição humana.
Deus escolheu o sinal do sangue, porque nenhum outro sinal é tão eloquente para indicar o envolvimento total da pessoa, nos fala o Beato Joao Paulo II, em discurso as Associações dedicadas ao Culto do Sangue de Cristo.
Reflexão: “Queres compreender mais profundamente o poder deste sangue? Repara de onde começou a correr e de que fonte brotou. Começou a brotar da própria cruz, e a sua origem foi o lado do Senhor .
O soldado transpassando-lhe o lado abriu uma brecha na parede do templo santo, e eu, encontrando um enorme tesouro, alegro-me por ter achado riquezas extraordinárias. Assim aconteceu com esse cordeiro. Os judeus mataram um cordeiro, e eu recebi o fruto do sacrifício” (São João Crisósto-mo).
Meditemos sobre o Sangue sagrado que Ele derramou por nós, ao mesmo tempo que adoramos este Sangue Precioso no Sacramento do altar , queremos crescer na compreensão deste Santíssimo Sacramento e na gratidão pelo dom infinito que Ele fez de si mesmo por nós, no altar da cruz.
Por Patrícia Mota
Beata Dulce dos Pobres, o Anjo Bom do Brasil
“O importante é fazer caridade,não falar de caridade.Acompanhamos no último dia 22 de maio (domingo) a cerimônia de Beatificação de Ir . Dulce, agora “Beata Dulce dos Pobres” ou simplesmente o “Anjo Bom do Brasil.” Sua vida marcada por luta e dedicação irrestrita aos mais pobres e desamparados que somados às suas virtudes a fez subir o primeiro degrau, rumo à canonização.
Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus.” (Beata Dulce dos Pobres)
A jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (nome de batismo) desde jovem já demonstrava sua preferência aos mais desvalidos, quando aos 13 anos já havia transformado a casa da família, na Rua da Independência, 61, num centro de atendimento a pessoas carentes. É nessa época que manifesta pela primeira vez o desejo de se dedicar à vida religiosa, após visitar com uma tia áreas onde habitavam pessoas pobres.
Em 8 de fevereiro de 1933, logo após a sua formatura como professora, Maria Rita entrava para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Pouco mais de um ano depois, em 15 de agosto de 1934, era ordenada freira, aos 20 anos de idade, recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos. A fragilidade com que viveu os últimos 30 anos da sua vida, com a saúde seriamente abalada - tinha 70% da capacidade respiratória comprometida - não impediu que ela construísse e mantivesse uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país, batendo de porta em porta pelas ruas de Salvador , nos mercados, feiras livres ou nos gabinetes de governadores, prefeitos, secretários, presidentes da República, sempre com a determinação que ela fez da própria vida, um instrumento vivo da fé.
Conheça mais sobre a vida e obra da Beata Dulce dos Pobres em: www.irmadulce.org.br .
A nossa querida Beata, viveu o seu “chamado” até o último momento e deixa para nós um questionamento: Como eu tenho vivido o meu chamado? Reflitamos...
Por Luis Marcelo
Pastoral da Comunicação da paróquia de N.S. Fátima lança seu informativo
E os frutos dessa semente plantada pela Pastoral da Comunicação da paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Barro Vermelho - se concretizou nesse domingo, 10/07 com o lançamento do seu primeiro informativo.
PasCom - NSFatima
Reunião: Segunda-feira às 20h
Mídias
Email: nsfatima.pascom@gmail.com
Twitter: @nsfatimabv
Facebook: Paróquia N Sra. De Fátima
Faça download do informativo aqui
sexta-feira, 8 de julho de 2011
CONCURSO DE JINGLES - Rádio Catedral
Você que gosta de música não pode deixar de participar deste concurso!
O vencedor terá seu jingle veiculado durante 01 semana na Rádio, além de ganhar um microfone SHURE.
Participe! Divulgue entre seus amigos.
Leia o regulamento em www.radiocatedral.com.br
Envie seu vídeo até 14 de julho
Assista o vídeo promocional: