sábado, 8 de outubro de 2011

Arquidiocese de Niterói comemora jubileu de outro de Dom Alano


Mais de 3.500 pessoas estiveram presente. A comunidade católica também se reuniu para parabenizar o arcebispo e mais de 800 sacerdotes e bispos foram à missa

A Arquidiocese de Niterói está em festa, nesta sexta-feira foi comemorado o jubileu de ouro sacerdotal do arcebispo  Dom Frei Alano Maria Pena OP. A missa em homenagem aos 50 anos de vocação do arcebispo foi celebrada, às 19h30, no  Ginásio Dom Bosco, no Colégio Salesiano, no bairro Santa Rosa, em Niterói.

Os fiéis compareceram  em peso, mais de 3.500 pessoas estiveram presente. A comunidade católica também se reuniu para parabenizar o arcebispo mais de 800 sacerdotes e bispos foram a missa. Louvores, orações e palavras de elogio ao trabalho de Dom  Alano Maria Pena marcaram  a missa de homenagem. O religioso foi ordenado sacerdote da Ordem dos Pregadores-OP (conhecidos como “Dominicanos”), no dia 28 de outubro de 1961, em São Paulo. Ele já foi Bispo em Belém (PA), Marabá (PA), Itapeva (SP) e assumiu como Arcebispo de Niterói, em 2003. 

Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/arquidiocese-de-niteroi-comemora-jubileu-de-outro-de-dom-alano#.TpBBS8ZnSj0.facebook

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Informativo do mês de Outrubro da paróquia de N.S de Fátima do Barro Vermelho

Outubro, mês das missões, o NSFATIMA traz para vocês uma matéria com o missionário, Pe Vidal Cunha. Contamos um breve resumo da história de St Edwiges e São Judas Tadeu. 
Na coluna "Pastoral de A a Z", temos o Apostolado da Oração. No mês de Setembro tivemos em nossa Paróquia, a festa da Acies e a festa da Primavera, promovida pela Catequese.

Faça o download do informativo aqui!

O Rosário em Minha Vida

 O mês de outubro nos reporta ao Rosário de Nossa Senhora. Rezar é dialogar com os moradores do céu. O Rosário sempre  foi um instrumento  de  oração,  apreciado  pelos simples de  coração  e por  grandes  santos. Por meio dele, muitos se tornaram pessoas de oração e encontraram o caminho para evangelizar e santificar a família. 

O Rosário nos coloca dentro dos principais mistérios da vida do Filho de Maria. Esta  festa  foi  instituída pelo Papa Pio V em 1.571,  quando  celebrou-se  a  vitória  dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha  os  cristãos  católicos,  em  meio  a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos  turcos  otomanos  vencendo-os  em  combate. Segundo  a  tradição,  confirmada  várias vezes pela Santa Sé, o Rosário foi revelado várias vezes pela SS. Virgem nos primeiros anos do século XIII a S. Domingos de Gusmão, na batalha de Trento, considerado o fundador desta santa devoção. 

E assim, os mistérios do Rosário  lembram os momentos da  “operação  resgate”  da  humanidade. Jesus percorreu o caminho da ação  salvadora,  sem queimar etapas. 

Testemunho de Luzia Barselan Helmer da Confraria  de  N.Sra. do Rosário, a cerca da divina  oração:  

“Prometo  minha  proteção especial  e  as  maiores  graças  a  aqueles  que rezarem o meu  rosário  - Promessa de Nossa Senhora)”...  e  assim,  quão  poderosa  é  esta devoção, pois são inúmeras graças que recebo através  do  Santo Rosário.  Todos  os  dias,  no trajeto   para o trabalho, ali estou   meditando   o meu rosário. Reze o Rosário você  também. Quando meditamos o Rosário, ouvimos   a voz de Deus e o chamado que Maria nos faz para chegar a seu filho Jesus Cristo, o nosso Salvador! Salve Maria! Reflitamos pois que grande é o casal, crianças,  jovem  ou  idoso  de  rosário  nas  mãos! Percorra  o  caminho  da  salvação,  rezando  o  Rosário!

por Pascom

Clero de Niterói, missão de amor em Barra do Garças - MT

Uma experiência única!
Bom  já estive por vários outros  lugares em missão, antes de ser padre, posso dizer até que me considero um destemido, pois por causa do Evangelho vou onde o Senhor me mandar . No dia 05 de maio deste ano cheguei como padre de Niterói-RJ em Barra do Garças-MT  Diocese  irmã,  na  verdade  eu estava  certo  de  que  iríamos morar  todos juntos,  Pe. Willians,  Pe.  Kiko  (Alexandre Motta) e eu Pe. Vidal,  juntamente com os nossos  seminaristas  Adriano,  Anderson, Bruno e depois André. Isso não foi possível devido a necessidade da Igreja local. 

Estamos numa Diocese em que sua dimensão territorial talvez seja do tamanho do Estado do Rio de Janeiro, ou perto. Aqui Estamos em um número de 19 padres, sendo que há algumas  paróquias  vacantes.  A  Diocese consta de apenas 2 padres seus, os outros são religiosos ou seculares como Pe. Kiko e eu vindos de  fora. Nossa  realidade  é uma  realidade  penso até que comum para essa região do Brasil. Uma experiência única! Temos  por  aqui  juntamente  com  nossos seminaristas desenvolvido um trabalho em Comunhão com o Bispo Diocesano D. Protógenes José Luft (um grande homem de Deus). Atentos estamos às palavras de D. Roberto  Francisco  nosso  bispo  auxiliar  e agora  Bispo  de  Campos  dos  Goytacazes, que me dizia: “é preciso que Niterói se coloque em Barra do Garças com uma preocupação  bem  específica  que  é  fomentar  e incentivar as vocações sacerdotais naquela diocese, pois do contrário ela vai a vida  toda depender de Niterói.”  

Estamos  fazendo um trabalho  junto da  juventude e dos coroinhas local  e  acreditamos  muito  que  esse  é  o   caminho para o  início de um novo  tempo. Em Barra do Garças, Adriano está responsável  pela  Pastoral  das  comunicações, Anderson pelo Serviço de Animação Vocacional, Bruno pela Pastoral da Juventude, Pe. Kiko pela Renovação Carismática Católica e eu pela dimensão catequética na Diocese. 

Enfrentamos muitos desafios mas  todos confiamos na ação de Deus e na  intercessão maternal de Maria Santíssima. Não  sabemos  ainda  muito  claramente qual é o real projeto aqui, não recebemos nada de orientação ou de ajuda em relação a isso, então aqui vamos nós trabalhando e crendo ser o que nos pede o Espírito Santo de Deus. 

Nossa missão agora está mesmo voltada para a abertura do Seminário Diocesano aqui. Contamos com as orações de todos e se puderem nos ajudar com algum tipo contribuição financeira, aí vai o número da conta poupança: 
Ag. 1308  - Op. 013  - C/P 65404-2.
Caixa Econômica Federal 

Por  Pe. Vidal da Cunha Silva

Palavra do Pároco

Na família, na comunidade, na sociedade. (Mt 28,18ss).  Ide por  todo mundo anunciai a  todos o Evangelho. Missão esta recebida no batismo, (Jo 3) Jesus e Nicodemos, renascer para entrar no “Reino dos Céus”. Hoje  se  faz urgente ouvir a Palavra, meditá-la  e  principalmente  ser  testemunho  no mundo atual. 

Creio que muitas comunidades do Brasil vivem este dilema, muitos ainda não ouviram a mensagem, outros ouvem, mas não se comprometem. A indiferença, o legalismo e o errôneo pensamento de que missão é  para  Padre,  para  Bispo,  para  Diácono, para freira etc. Hoje é urgente a formação dos agentes, atualização dos pastores e a motivação  de  se  criar  novo  ardor  entre todos os membros da Igreja. D.A. nºs 209; 211; 212  tem o enfoque para o laicato. Presbíteros, párocos D.A. nº 199; 200; 201; 203. Em nosso Vicariato tem crescido aos poucos  a  consciência  da  missão,  mas  o caminho  é  longo,  a  construção do Reino requer determinação, ousadia dentro e a partir da experiência comunitária. Temos de redescobrir novos métodos, empenhar-se mais na oração e no  testemunho entre os indiferentes e os não crentes.

Cabe aqui uma pergunta a cada paroquiano: O que você faz para atrair outros para Cristo? E entre nós, como está a sua ação pastoral? Faça a sua parte. “Is. 6- Aqui me tendes Senhor .”

Pe. Ademar Ermilindo Pimenta
- Pároco -

Vicariato São Gonçalo esteve presente no Santuário Nacional

“Dom Alano lembrou-nos do comprometimento de nossa  fé  e do  testemunho  cristão.” 

Há mais de 15 anos, a Arquidiocese de Niterói visita o Santuário Nacional em Aparecida do Norte - SP .  Este ano, a visita ocorreu  no  dia  10  de  setembro,  reunindo  os vicariatos de: Alcântara, Oceânico,  Lagos,   Rural e São Gonçalo, em  grande concentração na Basílica de Aparecida. A missa  foi presidida por Dom Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói e concelebrada por mais de 50  sacerdotes,  entre  eles  o  nosso  Vigário Episcopal Pe. Ademar Ermelindo Pimenta, além de diáconos e grande parte dos Seminaristas do  Seminário  São  José. 

Participaram desta celebração aproximadamente 12 mil pessoas, segundo informações da sala de  imprensa do Santuário. Em mensagem pastoral, Dom Alano  lembrou-nos do comprometimento de nossa fé e do testemunho cristão, agradecendo  a presença de todos. Ainda, na ocasião, foi contemplado  com  aplausos  por  seu  Jubileu  de Ouro  Sacerdotal  a  ser  comemorado  no próximo dia 7 de outubro, a noite, no Ginásio Dom Bosco  - Santa Rosa  - Niterói.  Recebendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida,  das  mãos  dos  Seminaristas,  deu  a benção a  todos presentes. 

A Romaria, com mais de 130 ônibus, chegou ao Santuário bem  cedo, por volta das 05h30min  e  entre  as  diversas  paróquias presentes, destacou-se a paróquia do Jardim Catarina, que levou 18 ônibus ao Santuário, motivo esse, de grande alegria para a nossa arquidiocese. A nossa paróquia de São Gonçalo  também  participou  com  dois  ônibus, atendendo  assim  a  convocação  de  nosso arcebispo. Após o término da Santa Missa, os fiéis  participaram  com  intensa  devoção  da Via-Sacra na parte externa da basílica conjuntamente  com o Arcebispo Dom Alano.

por Patrícia Motta

Expo-Bíblica 2011 Vicariato São Gonçalo

Evento contou com participação das 15 paróquias do Vicariato.

No  dia  24  de  setembro  aconteceu,  na Paróquia Nossa Senhora das Neves, a Expo-Bíblica do Vicariato São Gonçalo, onde as 15 Paróquias, com suas respectivas Igrejas Filiais (Capelas) expuseram seus trabalhos, que este ano contemplou o  tema da Campanha da Fraternidade: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). 

A exposição é realizada  todos os anos pela Catequese, que agora possui nova denominação: Iniciação à Vida Cristã, dentro das realidades pastorais que  estão  sendo  organizadas  em  nossa Arquidiocese. O evento teve início às 9 hs com a Santa Missa,  que  foi  presidida  pelo  Pe. William César  (Paróquia  Nsa.  Sra.  das  Neves)  e concelebrada  pelo  Pe. Ângelo  José  (Paróquia Nsa. Sra. de Fátima – Barro Vermelho) que ministrou uma animada homilia contagiando a todos os presentes. Assinalou em sua homilia: “Quando colocamos a Palavra de Deus em exposição, estamos afirmando que Ela é salvação!” 

A exposição  foi dividida em  três unidades: Unidade I – A Criação (Gn 1, 1-31), que mostrou como Deus criou o nosso planeta perfeito.  Os  temas  foram  desenvolvidos pelas Paróquias de Estrela do Norte, Mutuá, Patronato, Rocha e Porto Novo. Unidade II – “A criação geme em dores de  parto”  (Rm  8,22),  mostrou  como  o homem  tem  destruído  a  obra  perfeita  de Deus. Os temas foram desenvolvidos pelas Paróquias de  Itaúna, Gradim, Pilar , Amparo, Covanca e São Gonçalo. Unidade III – Soluções: O que podemos fazer para mudar a realidade e cuidar do nosso planeta, presente tão lindo que Deus nos  deu. Os  temas  foram  desenvolvidos pelas Paróquias do Porto Velho, Galo Branco, Barro Vermelho e Neves. 

Além das apresentações, várias oficinas, onde os visitantes podiam  interagir e aprender a reciclar , fizeram um grande sucesso. Ao final, tivemos o sorteio de Bíblias, que foram doadas pelas paróquias. O sorteio foi realizado  pelo  Pe.  Ademar  Ermilindo Pimenta (Vigário Episcopal do Vicariato). O Evento encerrou com a Bênção dada pelo Pe. José Carlos (Paróquia São José – Estrela do Norte). 

Louvemos  a  Deus  pela  vida  de  nossas crianças, pelo carinho e dedicação de nossos catequistas e peçamos a Virgem Santa que  sempre  esteja  à  frente  conduzindo  a cada um nesses caminhos  rumo ao Pai! 

por Pastoral da Comunicação Vicariato São Gonçalo.

Projeto REMOMA: Sustentabilidade e luta pelo meio ambiente.

Entrevista com o biólogo Marcos Dias, coordenador do Projeto REMOMA.
Voz  do  Amarante:  Conte-nos  um pouco sobre o  projeto Remoma.
Marcos Dias: A nossa primeira  ação  foi em 22 de agosto de 2002  onde reuni membros do COR Jovem para pintarmos o Cruzeiro, um monumento construído em 1947 em  comemoração  aos 300  anos da nossa paróquia, nesse mesmo dia plantamos 20 mudas  de  árvores.  Em  2005  o  pintamos novamente e construímos o viveiro de árvores para preparar as mudas para o reflorestamento e dessa data até os dias de hoje eu e voluntários temos realizado o reflorestamento em etapas.

VA: Qual o tamanho da área a ser reflorestada  e  quantas  mudas  já foram plantadas?
Marcos Dias: São 2,5 hectares onde pretendemos plantar 2 mil mudas nativas da Mata Atlântica. Só plantamos 350 por falta de doações e voluntários assíduos. Mas já avançamos  muito  em  vista  do  que  era. Temos a participação das crianças da comunidade Nossa Senhora das Graças, vizinha ao nosso projeto.
VA: O projeto prevê a  criação de mirantes e uma Via-Sacra. Fale-nos um pouco a cerca dessas idéias.
Marcos Dias: Desde a primeira ação, que foi a pintura do Cruzeiro, sabíamos que o Pe. Eugênio queria fazer a Via Sacra até lá, mas não podíamos  fazer muita coisa porque tinha  muito  mato  e  nossas  ferramentas eram foice e enxada, o que dificultava todo o processo, mas com os avanços do projeto ao  longo dos anos, senti que chegara a hora de colocar esse antigo sonho de nossa Paróquia em prática. Durante a realização da campanha da rifa da bicicleta para comprar a roçadeira (inesperadamente a ganhamos em 10 de janeiro de 2010, pelo Rotary Clube de SG e passamos a manter o caminho mais  limpo para as etapas  do  plantios  em  janeiro  de  2011) começamos assim a campanha das cruzes de madeira e em março  todas  já estavam compradas graças as doações voluntárias. Imediatamente  começamos  a  montá-las. Hoje só faltam sete cruzes para concluirmos a Via Sacra. Mas a via Sacra não pára por aí. Temos a felicidade de contar com o admirador do projeto REMOMA, o artista Paulo Nunes. Este se manifestou em preparar as  imagens em tamanho humano para a primeira estação que terá como lugar escolhido  o  espaço  em  frente  a  Congregação Mariana. Quando concluirmos todo o trabalho esperamos fazer uma grande,  bonita e merecida    inauguração com o Bispo, os Padres, os paroquianos, os que ajudaram e toda a população. Nesta inauguração pretendemos cortar a fitinha na primeira estação  e  subirmos  até  o  cruzeiro  para  rezar uma missa em  intenção a toda população gonçalense. Após  a  inauguração,  nós  teremos  um lindo lugar a ser frequentado atrás da igreja, pois ele vem unir ecologia, turismo, arte e religiosidade. Na 15ª estação poderemos contemplar  a  vista  panorâmica da nossa  cidade.

VA: Como  funciona o  serviço de  voluntariado?  Como  podemos  participar? 
Marcos Dias: O voluntário é convidado a participar das atividades via email, ora os serviços são para a manutenção da trilha, limpeza  em  volta  das  árvores  plantadas, limpeza do viveiro, rega das mudas e ora para o grande dia, que é a realização das etapas do reflorestamento. 

VA: Deixe-nos uma mensagem sobre a sustentabilidade e o meio ambiente.
Marcos  Dias:  Você  que  está  lendo  esse informativo, precisa perceber que  é parte integrante  da  natureza,  retribuí-la  com  a preservação  é  o  mínimo  que  você  pode fazer . Um exemplo disso é a água que nós bebemos. Ela vem de onde? De uma nascente que  precisa ter ao seu redor floresta. E  se ocorrer o desmatamento nesse  lugar? A tendência da nascente é  secar e o  rio, de onde  é  captada  a  água,  diminuirá  o  seu volume.  A  consequência  disto  será  um abastecimento  insuficiente  para  o  nosso consumo. Ninguém  se  preocupou  na  época,  ninguém acreditou e sabe o que você vai fazer quando  isso acontecer? Teremos que usar novas tecnologias como a retirada do sal da água do mar para consumo ou aproveitar a água  da  chuva  desperdiçada  a  todo momento em cima de nossos tetos e agora para  recuperar o  rio que  secou demorará décadas  e  se  recuperar .  Está  na  hora  de mudarmos os nossos hábitos aproveitando a água da chuva da nossa casa ou prédio para lavar o quintal regar as plantas e descargas dos sanitários. Vamos poupar água tratada porque amanhã ela vai custar muito caro e é claro vamos cuidar das nascentes e matas ciliares e assim conservar esse bem vital para nossas vidas. Voluntários  fazendo o  transporte das  cruzes para o alto do morro.

Site do projeto: www.projetoremoma.org
Facebook: facebook.com/remoma 
Receba notícias por e-mail: Assine aqui!