terça-feira, 4 de outubro de 2011

Clero de Niterói, missão de amor em Barra do Garças - MT

Uma experiência única!
Bom  já estive por vários outros  lugares em missão, antes de ser padre, posso dizer até que me considero um destemido, pois por causa do Evangelho vou onde o Senhor me mandar . No dia 05 de maio deste ano cheguei como padre de Niterói-RJ em Barra do Garças-MT  Diocese  irmã,  na  verdade  eu estava  certo  de  que  iríamos morar  todos juntos,  Pe. Willians,  Pe.  Kiko  (Alexandre Motta) e eu Pe. Vidal,  juntamente com os nossos  seminaristas  Adriano,  Anderson, Bruno e depois André. Isso não foi possível devido a necessidade da Igreja local. 

Estamos numa Diocese em que sua dimensão territorial talvez seja do tamanho do Estado do Rio de Janeiro, ou perto. Aqui Estamos em um número de 19 padres, sendo que há algumas  paróquias  vacantes.  A  Diocese consta de apenas 2 padres seus, os outros são religiosos ou seculares como Pe. Kiko e eu vindos de  fora. Nossa  realidade  é uma  realidade  penso até que comum para essa região do Brasil. Uma experiência única! Temos  por  aqui  juntamente  com  nossos seminaristas desenvolvido um trabalho em Comunhão com o Bispo Diocesano D. Protógenes José Luft (um grande homem de Deus). Atentos estamos às palavras de D. Roberto  Francisco  nosso  bispo  auxiliar  e agora  Bispo  de  Campos  dos  Goytacazes, que me dizia: “é preciso que Niterói se coloque em Barra do Garças com uma preocupação  bem  específica  que  é  fomentar  e incentivar as vocações sacerdotais naquela diocese, pois do contrário ela vai a vida  toda depender de Niterói.”  

Estamos  fazendo um trabalho  junto da  juventude e dos coroinhas local  e  acreditamos  muito  que  esse  é  o   caminho para o  início de um novo  tempo. Em Barra do Garças, Adriano está responsável  pela  Pastoral  das  comunicações, Anderson pelo Serviço de Animação Vocacional, Bruno pela Pastoral da Juventude, Pe. Kiko pela Renovação Carismática Católica e eu pela dimensão catequética na Diocese. 

Enfrentamos muitos desafios mas  todos confiamos na ação de Deus e na  intercessão maternal de Maria Santíssima. Não  sabemos  ainda  muito  claramente qual é o real projeto aqui, não recebemos nada de orientação ou de ajuda em relação a isso, então aqui vamos nós trabalhando e crendo ser o que nos pede o Espírito Santo de Deus. 

Nossa missão agora está mesmo voltada para a abertura do Seminário Diocesano aqui. Contamos com as orações de todos e se puderem nos ajudar com algum tipo contribuição financeira, aí vai o número da conta poupança: 
Ag. 1308  - Op. 013  - C/P 65404-2.
Caixa Econômica Federal 

Por  Pe. Vidal da Cunha Silva