O mês de outubro nos reporta ao Rosário de Nossa Senhora. Rezar é dialogar com os moradores do céu. O Rosário sempre foi um instrumento de oração, apreciado pelos simples de coração e por grandes santos. Por meio dele, muitos se tornaram pessoas de oração e encontraram o caminho para evangelizar e santificar a família.
O Rosário nos coloca dentro dos principais mistérios da vida do Filho de Maria. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1.571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate. Segundo a tradição, confirmada várias vezes pela Santa Sé, o Rosário foi revelado várias vezes pela SS. Virgem nos primeiros anos do século XIII a S. Domingos de Gusmão, na batalha de Trento, considerado o fundador desta santa devoção.
E assim, os mistérios do Rosário lembram os momentos da “operação resgate” da humanidade. Jesus percorreu o caminho da ação salvadora, sem queimar etapas.
Testemunho de Luzia Barselan Helmer da Confraria de N.Sra. do Rosário, a cerca da divina oração:
“Prometo minha proteção especial e as maiores graças a aqueles que rezarem o meu rosário - Promessa de Nossa Senhora)”... e assim, quão poderosa é esta devoção, pois são inúmeras graças que recebo através do Santo Rosário. Todos os dias, no trajeto para o trabalho, ali estou meditando o meu rosário. Reze o Rosário você também. Quando meditamos o Rosário, ouvimos a voz de Deus e o chamado que Maria nos faz para chegar a seu filho Jesus Cristo, o nosso Salvador! Salve Maria! Reflitamos pois que grande é o casal, crianças, jovem ou idoso de rosário nas mãos! Percorra o caminho da salvação, rezando o Rosário!
por Pascom