Na família, na comunidade, na sociedade. (Mt 28,18ss). Ide por todo mundo anunciai a todos o Evangelho. Missão esta recebida no batismo, (Jo 3) Jesus e Nicodemos, renascer para entrar no “Reino dos Céus”. Hoje se faz urgente ouvir a Palavra, meditá-la e principalmente ser testemunho no mundo atual.
Creio que muitas comunidades do Brasil vivem este dilema, muitos ainda não ouviram a mensagem, outros ouvem, mas não se comprometem. A indiferença, o legalismo e o errôneo pensamento de que missão é para Padre, para Bispo, para Diácono, para freira etc. Hoje é urgente a formação dos agentes, atualização dos pastores e a motivação de se criar novo ardor entre todos os membros da Igreja. D.A. nºs 209; 211; 212 tem o enfoque para o laicato. Presbíteros, párocos D.A. nº 199; 200; 201; 203. Em nosso Vicariato tem crescido aos poucos a consciência da missão, mas o caminho é longo, a construção do Reino requer determinação, ousadia dentro e a partir da experiência comunitária. Temos de redescobrir novos métodos, empenhar-se mais na oração e no testemunho entre os indiferentes e os não crentes.
Cabe aqui uma pergunta a cada paroquiano: O que você faz para atrair outros para Cristo? E entre nós, como está a sua ação pastoral? Faça a sua parte. “Is. 6- Aqui me tendes Senhor .”
Pe. Ademar Ermilindo Pimenta
- Pároco -